Mostra Ásia 2019

Mostra Ásia apresenta a ASEAN no Rio de Janeiro

Foi realizada na última sexta, dia 11 de outubro, a cerimônia de abertura da Mostra Ásia. A Mostra Ásia objetiva abordar sobre as tradições e culturas históricas de 15 países da Ásia, entre eles, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Timor-Leste e o bloco da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

Dentre os trabalhos fotográficos, destacam-se os olhares de fotógrafos brasileiros e naturais, que presenteiam a Mostra Ásia com as suas perspectivas sobre os países asiáticos. A exposição conta, também, com obras de acervos de representações diplomáticas, obras enviadas diretamente da Ásia e de acervos pessoais de imigrantes e expatriados no Brasil. Aos sábados, também ocorrem atividades culturais, como workshop de línguas chinesa e coreana, aulas de artes marciais, oficina de origami e o desfile de vestimentas tradicionais da Ásia.

Estiveram presentes o representante do Ministério das Relações Exteriores com sua representação no Rio de Janeiro, Sr. Lanier Moraes, o Excelentíssimo Embaixador da República Democrática do Timor-Leste, Dr. Olímpio Branco, a Ilustríssima Sra. Cônsul Rina Ishikawa, representante do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Ilustríssimo diplomata Sr. Bagas Wisang Nararaya, representante da Embaixada da Indonésia e membros representantes da comunidade asiática no Rio de Janeiro.

A abertura contou com o discurso do Embaixador do Timor-Leste, Dr. Olímpio Branco, ressaltando a importância do evento no Rio de Janeiro que aborda sobre a ASEAN. Atualmente, o Timor-Leste é um país observador do bloco e seu propósito é ascender como país membro da ASEAN.

Embaixador do Timor-Leste, Dr. Olímpio Branco, em seu discurso durante a abertura da Mostra Ásia.

Continuando a abertura, a Cônsul do Japão, Sra. Rina Ishikawa, destacou, dentre as mais diversas demonstrações culturais japonesas, a bebida tradicional Sakê. O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro gentilmente ofereceu a degustação de Sakês provenientes de Tóquio aos convidados presentes.

Cônsul do Japão, Sra. Rina Ishikawa, em sua apresentação sobre a bebida tradicional japonesa, o Sakê.

Durante a cerimônia, estudantes timorenses realizaram a apresentação musical das canções tradicionais do Timor-Leste: Por Ti Timor e Sai Husi Uma, emocionando o público presente. Em seguida, Lilian Shinohara apresentou a performance da dança tradicional japonesa, convidando o público para acompanhar a coreografia. Finalizando, a Embaixada da Indonésia brindou a Mostra Ásia com a performance da dança Pendet – tradicional de Bali, com a mestre Aqilla Marchita.

Os estudantes timorenses Domingos Afonso, Avelino da Costa, Nobelia Almar, Moisés dos Santos, Jonas Guterres e Luis Marques (da esquerda para a direita) em sua apresentação.
Sra. Lilian Shinohara apresentando a dança tradicional japonesa.
A mestre Aqilla Marchita em sua performance da dança Pendet, tradicional de Bali, na Indonésia.

Durante o coquetel de abertura, foram servidos pratos típicos asiáticos, como Katupa e Midar Sin (Timor-Leste), Ondeh-Ondeh (Singapura), Chả giò (Vietnã) e Bulgogi (Coreia) – este último, especialmente oferecido pela Embaixada da República da Coreia.

Sras. Lisza e Julliet, representantes de Singapura no Rio de Janeiro. Ao centro, Marcelle Torres diretora executiva da AsiaColors e curadora da Mostra Ásia, apresentando o Ondeh-Ondeh.

“A Mostra Ásia nasce do anseio de apresentar as tradições históricas e a riqueza cultural da Ásia ao público do Rio de Janeiro. Pela primeira vez no Rio, reunimos atividades de 15 países da Ásia. São muitas histórias de vida e grandes lições para a humanidade. A Mostra Ásia é mais que um evento, é uma experiência. Uma ação da diplomacia pessoa a pessoa e o início de muitas atividades sobre a Ásia que estão por vir”, destacou Marcelle Torres, diretora executiva da AsiaColors e curadora da Mostra Ásia.

Marcelle Torres em seu discurso de abertura da Mostra Ásia.


A Mostra Ásia segue até o dia 24 de novembro no Centro Cultural Correios. Confira a programação:

Programação cultural da Mostra Ásia.

Créditos das fotos: Steveson George @steveson.george.fotografia

SERVIÇO:
MOSTRA ÁSIA

Exposição e atividades culturais de 10 de outubro a 24 de novembro
Visitação de terça a domingo das 12h às 19h
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Redes sociais: https://www.instagram.com/MostraAsia e https://www.facebook.com/mostraasia.com.br

Siga-nos e compartilhe:
error

Um comentário sobre “Mostra Ásia apresenta a ASEAN no Rio de Janeiro

  1. Parabéns a todos os integrantes da monumental “Mostra Ásia”, que teve brilhante abertura em 11 de outubro no Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro e seguirá até 24 de novembro de 2019!!
    Aplausos especiais à Sra Marcelle Torres, dinâmica diretora executiva da AsiaColors e curadora da Mostra Ásia, que nos alegra com grandeza e iniciativa da força jovem, realizando evento dessa envergadura, e enriquecendo nosso meio e nosso tempo!!
    Desejando muito sucesso, tudo de Bom e Lindo!!
    Teruko Okagawa Monteiro, admiradora de quem constrói e vence

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *